O borrego, confecionado das mais diferentes formas é uma das iguarias típicas do Alentejo nesta altura do ano.
É também esta época festiva que assegura o mercado de vendas dos borrego considerando o aumento da sua procura. No Alto Alentejo, e de acordo com Agrupamento de Produtores Pecuários do Norte Alentejano – Natur-al-Carnes, face a 2023, verifica-se um aumento nas vendas , fruto das exportações e também da procura interna.
De acordo com este agrupamento, e segundo avança a Agência Lusa, também o preço do borrego aumentou em cerca de 20%, registando-se um valor de referência na ordem dos 3,50 euros o quilo.
Segundo a responsável pelo Agrupamento, o mercado de vendas encontra-se estável e para os produtores este está a ser um ano bom, contrariamente ao que aconteceu em 2023, fruto da seca que assolou o País.
Na região de Évora e de acordo com Associação dos Jovens Agricultores do Sul , avança a mesma fonte, os preços que estão a ser praticados na comercialização de borregos são mais ou menos idênticos ou ligeiramente acima dos valores praticados o ano passado.
No Baixo Alentejo, e de acordo com o Agrupamento de produtores pecuários Carnes do Campo Branco, a procura continua em alta e também aqui se verificou uma ligeira subida nos preços face a 2023.