O Parque Mineiro de Aljustrel, inaugurado no passado mês de dezembro é já uma referência em toda a região, e foi recentemente reconhecido como projeto relevante de desenvolvimento sustentável a nível nacional.
A informação foi avançada pelo município de Aljustrel, responsável por este projeto turístico que tem atraído milhares de pessoas ao território.
A plataforma ODS Local, coordenada pelo Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reconheceu o Parque Mineiro de Aljustrel como um projeto relevante de desenvolvimento sustentável a nível nacional. De acordo com a ODS Local, “o Parque Mineiro de Aljustrel cumpre todos os critérios e tem elevada relevância e impacto positivo no território”.
Em destaque, explica a Autarquia, está o facto de o Parque Mineiro de Aljustrel se localizar numa antiga exploração mineira, que com este projeto foi possível reabilitar ambientalmente, mas também a sua função de proteger, conservar, divulgar e promover o património mineiro e geológico existente.
A Plataforma ODS Local, que reconheceu este projeto da responsabilidade da Câmara Municipal de Aljustrel, monitoriza a evolução dos municípios em relação às várias metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pelas Nações Unidas, nomeadamente através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios municípios.
Recorde-se que este Parque recebeu em apenas três meses mais de três mil visitantes, contribuindo fortemente para a promoção de divulgação do concelho.
O Parque Mineiro de Aljustrel representa o maior investimento municipal alguma vez feito no setor do turismo no concelho, mostra a identidade, o património, a paisagem, a cultura, mas também os recursos geológicos, e que está ser colocado ao serviço do desenvolvimento económico e social do território. Terra de Minas e de Mineiros, Aljustrel promove-se assim através de uma das mais importantes atividades do concelho.
Foto: Município de Aljustrel