As Federações e Associações Académicas de vários pontos do País escreveram um carta aberta a Luís Montenegro, Primeiro-Ministro indigitado, a solicitar que o governo mantenha o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os estudantes do Ensino superior apelam “à manutenção de um Ministério separado dedicado à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta carta destaca a importância estratégica e a necessidade de reconhecimento político desta área fundamental para o desenvolvimento do país” considerando na missiva que ” a separação ministerial é crucial para assegurar a visibilidade e a eficácia das políticas relacionadas com o Ensino Superior, a Investigação Científica e a Inovação Tecnológica.”
A Carta foi subscria por nove Associações Académicas, entre elas a Associação Académica da Universidade de Évora e por três Federações Académicas.
As Federações e Associações entendem que ” a manutenção de um Ministério dedicado à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é crucial para o cumprimento dos compromissos nacionais e europeus, incluindo as metas estabelecidas para 2030.”
Nesta carta foi ainda solicitada uma audiência com Luís Montenegro para discutir mais detalhadamente a realidade dos estudantes do Ensino Superior.
Recorde-se que Luís Montenegro entregou na tarde desta quinta-feira a lista dos 17 ministros que vão compor o XXIV Governo Nacional. Na atribuição de pastas, entretanto aceite pelo Presidente da República, Fernando Alexandre é o novo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, contemplando este Ministério também a área do Ensino Superior.