Beja recebe, nos próximos dias 17 a 19 de maio, o IX Festival Beja Romana.
A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se durante três dias no centro histórico da cidade, capital do Baixo Alentejo.
A Praça da República será palco para diversos momentos deste festival. Este era o local onde se situava o fórum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, o que leva a que seja o local adequado para a recriação histórica a efetuar.
Os mercados, que faziam parte da vida quotidiana das cidades na época romana e contribuíam para a sua dinamização, vão ser uma forte presença neste festival romano, estando abertas as inscrições até 12 de abril.
Promovido pelo Município de beja, o Festival tem como principal objetivo reviver a componente histórica da cidade, com um programa repleto de atividades, desde música, cortejos, comida, visitas pedagógicas e outras animações.
Os vestígios arqueológicos encontrados ao longo do tempo e as importantes escavações das últimas duas décadas no centro da cidade de Beja, colocando a descobertos vestígios de um fórum romano cujo templo principal é o maior descoberto até hoje em território português, contribuem para consolidar a ideia de Pax Iulia como a mais importante cidade do sudoeste da Península Ibérica no período romano.
Por isso a Autarquia considera de maior relevância para a divulgação e promoção da história da cidade, a realização deste avento.
Foto: Município de Beja