Já está disponível o Anuário Agrícola de Alqueva’2023, um documento recentemente divulgado pela EDIA, que permite uma visão completa da área abrangida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), detalhando a ocupação cultural, a rentabilidade económica das diferentes culturas e as tendências dos mercados nacional e internacional, instrumento que se revela uma preciosa ajuda na escolha de culturas mais sustentáveis e na formulação de estratégias de comercialização mais eficientes.
De acordo com os dados agora conhecidos, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), que conta com uma área de 130 mil hectares de regadio infraestruturados e uma taxa de adesão média de 98%, tem como cultura principal a cultura do Olival.
De acordo com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A, ocupava em 2023 uma área de cerca de 72,000 hectares, que correspondem a cerca 57 % da área de rega de Alqueva, acentuando-se uma tendência de crescimento num setor que se encontra atualmente em Portugal numa posição robusta, impulsionado por vários factores, desde logo a tradição histórica do país na produção de azeite, o aumento da procura global por produtos de qualidade e o elevado preço do produto no mercado .
A evolução anual desta cultura é deignada pela EDIA como “extraordinária” considerando a Empresa ,não existir nenhuma outra cultura com resultados semelhantes .
Desde 2017, altura em que se registavam 39.403 há dedicados a esta cultura, até 2023, a área de produção mais do que duplicou-71.045ha.
As expectativas da EDIA, conforme consta do Anuário, são de que o crescimento da área de olival continue, embora a um ritmo mais moderado, seguindo a tendência observada desde 2020( nos últimos três anos a área ocupada por esta cultura cresceu apenas 4.799ha).
Ainda assim, a EDIA acredita que, mesmo com um crescimento mais lento, o olival continua a representar uma parte significativa da paisagem agrícola da região, destacando-se como uma cultura de grande importância económica e social.
Consulte aqui o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023