O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) investe 5,7 milhões de euros destinado a melhorias e obras de modernização em 18 centros e extensões de saúde para os distritos de Beja e Portalegre. Este apoio financeiro enquadra-se na medida RE-C01-i01, sob o mote “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, cujo período de candidaturas já arrancaram e prolonga-se até ao final do dia 30 de maio, estando dirigido às unidades locais de saúde e autarquias.
De acordo com informações divulgadas e acessíveis na página eletrónica do PRR, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), em Portalegre, vai receber um apoio financeiro de aproximadamente 4,05 milhões de euros, que será distribuído por 12 projetos de intervenção.
Entre os investimentos previstos para o distrito de Portalegre, o mais substancial, avaliado em 456.650 euros, destina-se a melhoramentos do Centro de Saúde de Fronteira. Seguem-se os centros de saúde de Sousel e Castelo de Vide, com verbas de 443.500 euros e 394.855 euros, respetivamente. Para os concelhos de Arronches, Alter do Chão, Elvas, Ponte de Sor, Avis, Gavião, Monforte e Portalegre, têm investimentos que variam entre 250.000 euros e 375.000 euros.
Adicionalmente, está contemplada uma dotação de 100.000 euros para melhorias nos espaços exteriores do Centro de Saúde de Campo Maior.
No que toca ao distrito de Beja, o PRR reserva um total de 1,6 milhões de euros para diferentes projetos. A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), com sede nesta cidade, verá uma atribuição de 800.000 euros destinados a intervenções nas extensões de saúde de Rosário, Semblana e São Barnabé, no concelho de Almodôvar, bem como nas extensões de Casével e Vila Nova da Baronia, e ainda na Extensão de Saúde de Garvão, em Ourique, com apoios financeiros que oscilam entre 100.000 euros e 500.000 euros.
Os municípios serão os beneficiários finais destes apoios, numa clara aposta do PRR em ampliar e fortalecer os cuidados de saúde primários, reforçando assim o papel fulcral que desempenham no sistema de saúde nacional, ao responder de forma eficaz às necessidades de saúde da população.