O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, em entrevista à Rádio Campanário, detalhou o ambicioso projeto “Vila Viçosa Mais Verde”, uma iniciativa que promete revolucionar a gestão ambiental e o bem-estar comunitário do concelho. Este programa abrangente surge como resposta aos desafios crescentes enfrentados pelo município, nomeadamente no que toca à recolha de resíduos, apoio à pequena agricultura e gestão de zonas verdes, bem como a crucial questão da água.
“O Vila Viçosa Mais Verde está baseado no projeto Ecoviçosa, que é uma ideia que surgiu a partir da leitura dos problemas que temos para resolver no concelho. “O projeto divide-se a três níveis”, explicou o Edil. O projeto visa envolver a população em diversas frentes, desde a reciclagem à compostagem, passando pela limpeza urbana, com o intuito de fomentar uma Vila Viçosa mais ecológica e sustentável.
Entre as medidas anunciadas, destaca-se a distribuição de ecopontos portáteis a todos os domicílios, incentivando a separação e reciclagem de resíduos. Há também uma aposta na recolha de resíduos orgânicos dos grandes produtores, com o objetivo de reduzir o volume de desperdício destinado a aterros e promover a produção de húmus.
O programa inclui ainda a oferta de compositores domésticos aos munícipes com espaço disponível, encorajando a prática de compostagem e contribuindo para a diminuição de resíduos nos contentores comuns. “Em terceiro lugar, um apelo para que Vila Viçosa seja mais ecológica, mais limpa”, acrescentou o presidente, destacando a isenção na recolha de objetos volumosos (“monos”), um serviço agora gratuito que visa manter a limpeza urbana.
Esta iniciativa não só promete melhorar significativamente a qualidade de vida dos habitantes como também reforçar o apelo turístico de Vila Viçosa, graças à criação de uma imagem mais verde e sustentável da vila. “Pode fazer a diferença porque temos uma vila mais limpa, mais acessível, onde há melhor qualidade de vida e onde todos podemos viver melhor”, afirmou Inácio Esperança.
O projeto “Vila Viçosa Mais Verde” conta com o apoio do Fundo Ambiental, teve um financiamento que permitiu a aquisição de equipamentos essenciais, como uma viatura e um triturador. A zona denominada Ecoviçosa, próxima à subestação da EDP, será o coração desta iniciativa, onde se procederá à trituração de resíduos verdes, cuja estilha será oferecida gratuitamente à população para uso em jardins.
Com esta abordagem integrada e sustentável, Vila Viçosa posiciona-se na vanguarda das práticas ambientais municipais, demonstrando um compromisso firme com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações.
A Câmara Municipal apresentará o projeto em breve à população.