15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz reforça resposta a crianças e jovens com a criação do Núcleo local da garantia para a Infância

Decorreu na tarde desta quinta-feira, uma reunião de Conselho Local de Ação Social de Estremoz (CLASE), no âmbito da Rede Social do concelho, onde esteve presente a Coordenadora Nacional do Núcleo de Garantia para a Infância, Dra. Sónia Almeida.

Nesta reunião foi apresentado o Plano de Ação de Garantia para a Infância, um plano que visa garantir que todas as crianças e jovens têm acesso ao conjunto de serviços essenciais, contribuindo assim para a defesa dos seus direitos, para o combate à pobreza infantil e para a promoção da igualdade de oportunidades para todos.  

Na referida reunião foi ainda assinado, entre a presidente do CLASE, vereadora Sónia Caldeira e a Coordenadora Nacional de Garantia para a Infância Dr. Sónia Almeida,  o Protocolo de Parceria para Implementação e Acompanhamento do Núcleo de Garantia para Infância de Estremoz, tendo de seguida sido constituído e aprovado do Núcleo Local da Garantia para a Infância de Estremoz.

A criação do NLGPI de Estremoz foi reconhecida pelos parceiros da Rede Social como uma mais-valia ao constituir uma estrutura especialmente dedicada a responder eficazmente às vulnerabilidades das crianças e dos jovens, e das suas famílias através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, simultaneamente promotora da coesão e do desenvolvimento social e potenciadora de uma efetiva integração social.

Nestes termos, e porque o NLGPI congrega os parceiros locais com competências de intervenção em matéria de acolhimento de primeira infância, educação e atividades em contexto escolar, saúde, alimentação saudável, habitação, inclusão e integração social, promoção dos direitos das crianças e jovens, não discriminação e promoção da igualdade, ia Câmara de Estremoz reitera os compromissos que, no contexto amplo da concretização do PAGPI 2022-2030 e da implementação e acompanhamento dos NLGPI, permitam e agilizem uma intervenção objetiva e direcionada ao combate à pobreza nas crianças e nos jovens, ao mesmo tempo que garantem uma estreita articulação, com interlocução e reporte, com a Coordenação Nacional da Garantia para a Infância no âmbito do acompanhamento e monitorização nacional da aplicação da Recomendação Europeia da Garantia para a Infância.

Populares