Um grupo de 15 jovens (13 masculinos e 02 femininos) e 01 professor do Agrupamento de Escolas de Sousel vão integrar a iniciativa das Forças Armadas “Militar por um dia” , no Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, nos próximos dias 23 e 24 de abril.
A divulgação das Forças Armadas , através desta iniciativa, insere-se numa grande Linha de Ação da recente Diretiva Estratégica do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) que visa dignificar o papel das Forças Armadas na Sociedade Portuguesa, tendo sido desenvolvido o Programa de Divulgação das Forças Armadas, com o objetivo geral de promover a imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade.
Com o objetivo de “potenciar a obtenção e a retenção de recursos humanos”, o projeto piloto, no qual se insere esta iniciativa “Militar por um dia”, visa transmitir aos jovens que frequentam o ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º ano), os valores da Instituição Militar e da cidadania dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais identificativas das FFAA Portuguesas.
Assim o Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3) vai acolher este grupo de Jovens proporcionando-lhes um contacto direto com o dia a dia do Regimento.
Entre as várias iniciativas que estes estudantes vão realizar destacam-se a formatura, a aprendizagem do Alfabeto fonético, o exercício de liderança, a Prova topográfica / prova de orientação, didática assim como um contato direto com a atividade Militar de natureza teórico-prática.
Estes jovens irão ter ainda a oportunidade de pernoitar nas instalações deste Regimento.