17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Buba Espinho anuncia novo álbum para celebrar 10 anos de cante alentejano como património cultural da Unesco

O jovem Buba Espinho deu esta quarta-feira mais um concerto. Desta vez na Praça da República, em Vila Viçosa, no âmbito das comemorações do 25 de Abril. E, no dia em que celebrou 29 anos de idade, anunciou em entrevista à Rádio Campanário o lançamento de um novo álbum, antes do fim do ano. Será “relacionado com o Alentejo, mas também para celebrar os 10 anos de cante alentejano como património cultural da Unesco, que é uma marca muito importante no meu caminho da música”.

Para a nova obra, Buba Espinho promete: “vamos recordando muitas modas e trazendo umas modas novas e mostrar ao Portugal aquilo que é o Alentejo visto aos meus olhos”.

Entretanto, o cantor não pára. Este ano vai fazer mais de 70 concertos pelo Pais inteiro e alguns também no estrageiro. “Levar a nossa música para fora de Portugal era um objectivo”.

Por ocasião do concerto, o cantor, que faz anos a 24 de Abril, disse à Rádio Campanário que este “é sempre um dia muito especial, em canto desde que estou na música de forma profissional. Todos os aniversários são passados no palco e este ano acabou por acontecer num sítio onde eu já passei muitas vezes, onde tenho muitos amigos, aqui nesta Vila Viçosa, princesa do Alentejo”, realçando que se celebram “50 anos de Abril, de um momento histórico, no nosso País e na nossa sociedade”.

Mas nem sempre Buba Espinho passa o seu dia de aniversário ‘em casa’, no seu Alentejo. “Fiquei muito contente que este concerto acontecesse no meu Alentejo (…) onde me sinto melhor, onde as pessoas compreendem melhor a minha energia e a minha bandeira de alentejano”.

Apesar de ainda jovem, a carreira de Buba Espinho tem sido fulminante, com uma aceitação incrível por parte do público. “O que eu penso todos os dias desde que faço música profissional é passar a minha mensagem, a minha forma de ser enquanto ser humano e enquanto músico e fico muito contente com as pessoas se identificarem com a minha mensagem. É um elo de ligação muito forte que tenho com o público”. No entanto garante: “não considero o público só como fãs, mas também alguns deles já muito como amigos”. “A cada sítio que vou, a minha ideia é sempre conquistar o coração das pessoas”.

E como se celebram 50 anos de Abril, Buba Espinho refere que a mensagem que deixa sempre nesta altura do ano “é que olhemos para trás (…) eu tento sempre perceber aquilo que mudou, aquilo que pode mudar e apelo às pessoas que essa mudança faça parte de nós mesmos e não só dos políticos ou dos trabalhadores. Faz parte de nós mesmos mudarmos a nossa vida e o nosso Pais (…) precisamos de energia positiva para mudar o que nos deixa mais tristes ou o que não compreendemos”. “Sempre que faço uma canção, sempre que piso um palco, é para passar uma mensagem de mudança”.

Entrevista de Augusta Serrano; Texto de Carlos Caldeira

Populares