O Alentejo é uma paixão para todos por que ele passam. E foi o que aconteceu com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que fez uns bons quilómetros até ao Alandroal para ouvir o concerto do seu amigo de infância, Rui Veloso.
“Ontem à noite festejámos o 25 de Abril no Porto, meti-me no carro e vim para baixo. O Rui Veloso esteve a passar o ultimo fim-de-semana em minha casa — somos amigos desde os 15 anos, amigos de casa. Como tenho um montezinho pequenino em Arraiolos, decidi trazer a minha mulher, os meus filhos e os netos para verem o Rui a tocar aqui nas comemorações do 25 de Abril, no Alandroal, que é um sítio maravilhoso”, diz Rui Moreira em declarações à Rádio Campanário.
Mas as visitas ao Alentejo por parte do autarca portuense não são de agora. “A minha mulher tem a casa há 20 e tal anos. É um monte que era do meu sogro. Tínhamos lá um pavilhão de caça que reabilitámos. É uma casinha pequenina, entre Arraiolos e Pavia”.
“Gosto imenso do Alentejo, não é uma coisa recente é um amor muito antigo”, garante Rui Moreira, acrescentando que gosta “muito das pessoas, adoro a gastronomia alentejana, gosto de passear, gosto imenso do Alentejo”. Os alentejanos “são muito sinceros, eu gosto muito da sinceridade alentejana, não dão graxa às pessoas, é disso que eu gosto”.
Entrevista de Augusta Serrano; Texto de Carlos Caldeira