A Associação Ocean Alive promoveu no passado dia 21 de abril de 2024 mais uma edição da campanha “Mariscar SEM Lixo”, que resultou na limpeza de 4,5km de sapal do estuário do Sado nas zonas de Possanco, Matinho, Carrasqueira e Vale de Éguas.
Esta campanha tem como objetivo principal alertar para o problema global do plástico no oceano e conta com o apoio do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO.
A Ocean Alive é ainda apoiada pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa para a realização de grandes ações de sensibilização e para a criação de uma rede de agentes de sensibilização, constituída por mulheres da comunidade piscatória local, que promovem boas práticas para proteger as pradarias marinhas do plástico da mariscagem e do lixo da pesca.
Esta ação, realizada no Estuário do Sado, integrada na celebração do Dia Mundial da Terra promovida pela Oceano Azul Foundation sob o mote “O Oceano é a Nossa Terra”, contou com cerca de 112 participantes, pertencendo metade destes às comunidades piscatórias do concelho de Alcácer do Sal, na qual o Município também esteve envolvido.
Os voluntários procederam à recolha de plásticos, vidros, redes, pneus e monos aprisionados na vegetação do sapal, libertando-o destes resíduos que o contaminam e afetam a vida selvagem.
Foto: Ocean Live