As empresárias representam apenas um terço dos trabalhadores independentes na União Europeia (UE). Devido a diversos factores, o empreendedorismo é actualmente uma opção menos atraente para as mulheres do que para os homens. Esta situação agrava-se quando se trata de zonas rurais e de empresas agroalimentares, como comprovam os números.
De acordo com as últimas estatísticas publicadas pelo Serviço Europeu de Estatística, em 2016, as mulheres representavam 28% dos cargos de topo nas explorações agrícolas e pecuárias da UE.
Para ajudar a inverter esta situação, a organização europeia EIT Food acaba de anunciar o lançamento do seu programa de mentoria, Empowering Women in Agrifood (EWA), projectado para capacitar empreendedoras portuguesas na indústria agroalimentar. Serão distribuídos prémios entre os 5 e os 10 mil euros aos projectos mais inovadores. As portuguesas juntar-se-ão a empreendedoras de mais 10 nacionalidades, em torno da sustentabilidade alimentar. As candidaturas estarão abertas até dia 24 de Maio.
O objectivo da quinta edição deste programa passa, não só por continuar a oferecer às empreendedoras financiamento aos seus projectos e mentoria personalizada com especialistas da indústria agroalimentar, mas também promover a maior presença de mulheres em cargo de liderança neste sector.
“Procuramos empreendedoras residentes em Portugal com uma ideia de negócio, ou uma empresa em fase inicial (registada no máximo há 3 anos). no sector agroalimentar, alinhadas com as missões da EIT Food: Vidas mais saudáveis através da alimentação; Sistema Alimentar Neutro; Reduzir os riscos para um sistema alimentar justo e resiliente”, refere a organização desta acção.
Prémios
Há ainda apoio monetário para as participantes e no final será atribuído uma bolsa para as duas empreendedoras com os projectos mais inovadores poderem continuar a desenvolver as suas ideias:
1º lugar: 10.000 €
2º lugar: 5.000 €
Saiba tudo sobre o programa de mentoria, Empowering Women in Agrifood aqui. Pode inscrever-se aqui.
O EIT Food é a iniciativa líder em inovação alimentar na Europa. Trabalha para tornar o sistema alimentar mais sustentável, saudável e fiável. É uma das oito comunidades de inovação criadas pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), uma organização independente da UE, criada em 2008 para promover a inovação e o empreendedorismo.