Foram ontem divulgados os vencedores dos Prémios Alqueva Sustentável 2023, numa cerimónia que decorreu na Ovibeja, certame que decorre até ao próximo domingo na Capital do Baixo Alentejo, numa iniciativa conjunta da EDIA e da CONSULAI.
Com o objetivo de fomentar práticas sustentáveis entre os agricultores da zona do Alqueva, o programa destes prémios foi construído em torno de dois eixos fundamentais: a autoavaliação por parte dos agricultores e o estabelecimento de indicadores de desempenho.
No total foram recebidas 30 candidaturas mas apenas quatro empresas foram distinguidas pelo desenvolvimento de boas práticas nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e económico.
Assim, o Prémio Sustentabilidade Social foi entregue à Empresa Nutrifarms, o Prémio Sustentabilidade Ambiental e o Prémio Alqueva Sustentável à Empresa SINVPART e, por último, o Prémio Sustentabilidade Económica à Empresa João Cavaco Rodrigues, Lda.
A organização distinguiu ainda todos os participantes no programa Alqueva Sustentável com uma menção honrosa, como forma de agradecimento e reconhecimento do empenho em promover a biodiverdidade e em diferenciar o espaço Alqueva por produções de excelência.
Fotos: Edia Alqueva