A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, participou recentemente no coloquio sobre “O desafio da água para a agricultura nacional”, uma iniciativa que decorreu integrada no certame da Ovibeja que decorre até este domingo na Capital do Baixo Alentejo.
Recentemente empossada na pasta, a Ministra, natural de Beja, adiantou na sua participação que a estratégia definida pelo Governo para a região Alentejo, na temática da água, passa pelas “pelas barragens do Crato/Pisão, Monte da Rocha (Ourique)” e Santa Clara (Odemira)”, adianta o Lidador Notícias.
Sobre a Barragem do Pisão, projeto estruturante para a Região Alentejo, a governante referiu tratar-se de um processo “complexo” destacando as suas três vertentes reserva de água, rega e parque fotovoltaico.A Ministra considera ainda fundamental para a região o reforço entre a Barragem de Alqueva, Monte da Rocha e Santa Clara.
A responsável pela pasta do Ambiente e Energia manifestou-se ainda preocupada com os investimentos programados na área do hidrogénio e para os quais são necessários água. Tendo em conta a escassez deste bem essencial, a Ministra Maria da Graça Carvalho realçou a este propósito ” “Não descartamos pedir ajuda às grandes empresas que vão operar no sector, para criar uma dessalinizadora em Sines”.