16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Chama da Solidariedade partiu do Santuário de Nossa Senhora da Conceição rumo ao distrito de Coimbra (c/som e fotos)

A passagem da Chama da Solidariedade por Vila Viçosa foi assinalada este sábado, dia 21 de setembro, com a celebração da Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a que se seguiu um almoço no Seminário Menor de São José.

Às 14h30 teve lugar a partida da Chama da Solidariedade para o Distrito de Coimbra, desde o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Esta iniciativa, promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), é uma parceria com várias Uniões Distritais das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS).

À reportagem da Rádio Campanário que acompanhou a partida da Chama da Solidariedade de Vila Viçosa, rumo ao distrito de Coimbra, Tiago Abalroado, presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (UDIPSS), começou por referir que a Chama da Solidariedade esteve este ano no distrito de Évora, “veio no ano passado (…) do distrito de Portalegre, porque a Chama no ano passado fez um percurso mais alargado, veio desde o Porto, Portalegre e Évora”.

Tiago Abalroado diz que a Chama da Solidariedade permaneceu neste distrito, desde o evento que assinalou a sua chegada, a Festa da Solidariedade, e agora é a vez de partir, rumo ao distrito de Coimbra, num modelo diferente, que será a sua permanência unicamente neste distrito ao longo de um ano.

A partida de Vila Viçosa, representa “um gesto simbólico da nossa despedida do distrito de Évora”, sublinha.

O presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora, expressa que foi considerado o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o local ideal para a partida da Chama da Solidariedade, devido também a estar neste local uma das Portas Santas, “para fazer esta partida com dignidade, da Chama, que representa a ação de todos aqueles que no dia a dia colaboram na ação social”.

Populares