Arranca este domingo, em Estremoz, a terceira edição do festival do fado desta cidade, uma iniciativa que atrai à “cidade branca” milhares de pessoas.
O início da edição deste ano acontece este domingo, com o “Dia dos Amadores”, num momento que pretende dar voz a todos os que gostam de cantar o Fado mas que não fazem disso a sua vida.
O Município de Estremoz organiza a 3.ª edição do Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais relevantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, o qual, uma vez mais, terá a direção artística do estremocense José Gonçalez!
Decorrerá ao longo do mês de maio e início de junho, em todas as freguesias deste concelho, este ano com nomes como Carminho e Ricardo Ribeiro.
O programa é composto por:
– 5 de maio, às 16h00, na FIAPE, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, o “Dia dos Amadores”
– S. Domingos de Ana Loura: 8 de maio, às 21h00, o fadista Nani Nadais
– Glória: 9 de maio, às 21h00, a fadista Maritina
– São Bento do Cortiço: 10 de maio, às 21h00, o fadista José Leal
– Évora monte: 17 de maio, 21h00, o fadista José Geadas
– Veiros: 18 de maio, 21h00, o fadista Silvino Sardo
– São Bento do Ameixial: 24 de maio, 21h00, o fadista José Gonçalez
– São Lourenço de Mamporcão: 29 de maio, 21h00, o fadista Pedro Calado
– Stª Vitória do Ameixial: 30 de maio, 21h00, o fadista João Caldeira
– Arcos: 31 de maio, às 21h00, o fadista Miguel Ramos
Como cabeças de cartaz deste fantástico Festival, a 11 de maio, será apresentado às 22h00, no Rossio Marquês de Pombal (junto à Câmara Municipal de Estremoz), um magnífico concerto pela fadista Carminho, atualmente nomeada para um Óscar, através da banda sonora do filme “Pobres Criaturas”. O concerto será antecedido por homenagem a José Sousa, pelos fadistas de Estremoz.
Já a 25 de maio, o incomparável fadista Ricardo Ribeiro, junto às Portas de St.ª Catarina, pelas 22h00, realizará em Estremoz um concerto que certamente ficará na memória de todos.
Por fim, às 22h00 de 1 de junho, no Lago do Gadanha, teremos um programa recordista de audiências na televisão em Portugal, apresentado por José Gonçalez – “Em Casa d’Amália” – no qual serão dadas a conhecer muitas surpresas do mundo do fado a toda a audiência. Verdadeiramente a não perder!
Os espetáculos nas freguesias terão à guitarra Manuel Vaz Silva, José Geadas e Miguel Ramos, bem como festa popular associada, no intuito do município de Estremoz, associado às juntas locais, dinamizar as aldeias e vilas, e oferecer o que de melhor o nosso país tem em termos da canção que é património imaterial da Humanidade.
Todos os espetáculos terão entrada gratuita.
Foto: NM