Depois de março ter terminado com o fim da situação de seca meteorológica que se verificava na região do Baixo Alentejo e Algarve, como consequência dos valores elevados de precipitação que se registaram nestas regiões, Abril trouxe o regresso da seca a estas regiões, de acordo com os dados divulgados hoje no Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo consta no boletim, no que diz respeito ao índice de água no solo “No mês de abril verificou-se uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território do continente, com valores a variar entre 40 e 80 % na maior parte das regiões.Nalguns locais do Baixo Alentejo registam-se valores entre 20 e 40 %.”
Já no que diz respeito ao índice de seca, de acordo com o PDSI5-Índice que se baseia no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo- no final de abril verificou-se uma diminuição da área e da intensidade das classes de chuva.
De acordo com o IPMA, no interior da região Sul, nomeadamente nos concelhos de Mértola- Alentejo e V. R. Sto. António-Algarve, voltou a surgir a classe de seca fraca- 8.5 %.
O mês de abril, pode ainda ler-se no mesmo documento, foi o sexto abril mais seco desde 2000 e o o 10º abril mais quente desde 1931.
Consulte o Boletim Climatológico AQUI