12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Pingo Doce lança 4ª edição do Bairro Feliz. Iniciativa já apoiou 1.500 projectos. 61 no Alentejo

O Programa Bairro Feliz está de regresso com mais uma edição, através do qual cada loja Pingo Doce apoia uma causa que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere. As inscrições já estão abertas para a submissão de ideias e projectos que tenham como objectivo o bem-estar da vizinhança e a melhoria do bairro. No final, serão os vizinhos a votar para escolher o projecto que cada loja Pingo Doce vai apoiar com até 1.000 euros.

No total das edições, o Bairro Feliz já apoiou 1.491 causas, o que representa um investimento do Pingo Doce de perto de um 1,5 milhões de euros no apoio às comunidades envolventes. A Região do Alentejo, apurou a Rádio Campanário, teve já o apoio a 61 projectos, espalhados pelos distritos de Portalegre (12), Évora (11) e Beja (24).

Com o Bairro Feliz, que já vai na sua quarta edição nacional, o Pingo Doce reforça “o envolvimento com as comunidades envolventes das suas lojas, dando resposta a situações e necessidades especificas de cada bairro, reforçando o seu papel activo na sociedade”, refere uma nota de imprensa da cadeia de supermercados do Grupo Jerónimo Martins.

Até dia 20 de Junho, as ideias podem ser submetidas por grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidades públicas ou privadas, etc.), através do site do Pingo Doce. Os projectos podem abranger as seguintes áreas: saúde, bem-estar e desporto; apoio social e cidadania; cultura e lazer; educação; Ambiente e apoio Animal.

Filipa Pimentel, directora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, explica que “durante as várias edições do Bairro Feliz temos testemunhado uma crescente participação das comunidades, com a inscrição de projectos que têm um impacto significativo na vida dos seus vizinhos. Este é um programa de todos os que desejam contribuir para a melhoria do seu bairro, e é com orgulho que temos assistido à realização de iniciativas que fazem realmente a diferença. Estamos confiantes de que, juntos, continuaremos a promover mudanças positivas nos nossos bairros”.

Algumas das causas implementadas nas edições anteriores contemplavam, entre outras, novas infra-estruturas para parques infantis, materiais desportivos para agrupamentos de escolas, verbas para esterilização de animais abandonados, livros para espaços culturais do bairro, equipamentos para bombeiros ou criação de hortas comunitárias.

Após o fecho das inscrições, todas as ideias serão avaliadas por um grupo de 100 jurados, composto por especialistas em diversas áreas de conhecimento, que irão, posteriormente, seleccionar duas ideias finalistas para cada loja Pingo Doce.

Entre 26 de Setembro a 26 de Outubro as causas estarão a votos nas lojas e a mais votada pela vizinhança receberá o montante necessário para a sua concretização, até ao valor máximo de 1.000 euros. Saiba tudo aqui.

Os ‘vizinhos’ alentejanos das lojas Pingo Doce viram aprovados apoios a causas e instituições nas seguintes localidades:

  • Alustrel: 3
  • Almodôvar: 3
  • Beja: 9
  • Moura: 3
  • Ourique: 3
  • Serpa: 3
  • Borba: 2
  • Estremoz: 3
  • Montemor-o-Novo: 3
  • Reguengos de Monsaraz: 3
  • Vendas Novas: 3
  • Évora: 11
  • Castelo de Vide: 3
  • Elvas: 3
  • Ponte de Sôr: 3
  • Portalegre: 3

Casos de apoio no Alentejo:

3ª Edição
Mais Perto de Si

As tarefas de gestão do dia-a-dia podem ser simplificadas e agilizadas com o recurso às novas tecnologias. O que pretendemos é adquirir dois computadores. São uma ferramenta de registo clínico a fim de facilitar o suporte interativo entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios que estão no terreno. Apoie a Associação Humanitária de Bombeiros de Aljustrel. Ajude-nos a ajudar!
Instituição: Associação Humanitária de Bombeiros de Aljustrel

3ª Edição
O Bem pelos Animais

O Cantinho dos Animais de Beja é uma associação sem fins lucrativos de ajuda animal que tem como missão resgatar animais que foram abandonados e/ou maltratados, recuperando-os e reencaminhando-os para adopção. O objectivo é comprar ração e alguns artigos de limpeza para ajudar na alimentação dos mais de 100 animais e na manutenção diária do canil. A causa terá impacto positivo na vida dos animais e das pessoas que ajudam esta associação.

3ª Edição
Esperança

No atelier de costura do GAB – LPCC, foi criada a “Esperança e seus amigos”. Estes bonecos, costurados pelas voluntárias, foram criados com vista à angariação de fundos para assim ser possível dar apoio a doentes oncológicos, bem como às suas famílias. Estes bonecos são pequenas homenagens a todos os doentes oncológicos que em todo o mundo estão a passar por tratamentos de quimioterapia, ficando “carequinhas”. Ajude-nos a comprar uma máquina de costura!
Instituição: Grupo de Apoio de Beja – Liga Portuguesa Contra o Cancro

3ª Edição
Educação, Saúde & Sustentabilidade

A aquisição de bancos para suporte de bicicletas na Escola de Ourique pretende promover a deslocação em bicicleta como uma opção viável e sustentável para a comunidade escolar e para os habitantes locais. Ao sensibilizar e fornecer exemplos práticos de como é possível adoptar uma abordagem saudável e sustentável nas deslocações diárias, esta iniciativa procura transformar a comunidade numa referência de mobilidade consciente. Apoie o ambiente!
Instituição: Agrupamento de Escolas de Ourique

3ª Edição
Precisamos de si nesta missão

Todos somos “Socorro”! Pretendemos comprar um monitor de avaliação dos sinais vitais das vítimas a socorrer e uma mala de transporte de material pré-hospitalar a usar no socorro às vítimas.
Instituição: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Serpa

2ª Edição
Proteger os nossos Bombeiros

Pretendemos adquirir os “Fatos Nomex” e “Botas de incêndio FHR” para que os nossos homens e mulheres, ao saírem para incêndios, consigam estar o mais protegidos possível. Proteger os nossos bombeiros para que eles nos protejam.
Instituição: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Borba

3ª Edição
“Devagar se vai ao longe”

A estimulação dos utentes é muito importante para que tenham mais oportunidades de aprendizagem, bem como para a manutenção de conhecimentos e capacidades. Assim, precisamos da sua ajuda para adquirir novos materiais, como um computador, brinquedos e jogos didácticos, que permitam a sua estimulação no âmbito de sala ocupacional, psicomotricidade e lazer.
Instituição: Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz

3ª Edição
Miminhos para bebés

O projecto “Miminhos para bebés” tem como objectivo apoiar pais de bebés, nascidos na Maternidade de Évora, com insuficiência económica. A Liga de Amigos apoia famílias, nomeadamente o bebé, com o enxoval, produtos de higiene, biberões, fraldas e leite adaptado. Assim, pretendemos adquirir fraldas até ao tamanho 5 e leite adaptado. O objetivo será conseguir apoiar o máximo número de famílias, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Instituição: Liga de Amigos do Hospital Espírito Santo de Évora

3ª Edição
Biblioteca renovada, alunos felizes

Pretendemos melhorar as condições da biblioteca do 1º ciclo/Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, nomeadamente com a aquisição de cortinas blackout que tornarão possível o visionamento de filmes, e várias projeções no quadro interactivo dentro ou fora do período lectivo. Neste momento, devido à claridade da sala, não é possível. Também é necessário adquirir uma estante, visto que as existentes já estão danificadas e inseguras.
Instituição: Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

2ª Edição
Remar para a Inclusão

“Remar para inclusão”. Procuramos equipamento de kayak para a prática desportiva adaptada, aproveitando os recursos naturais da região, nomeadamente a Barragem do Caia e o Alqueva, para proporcionar novas experiências.
Instituição: APPACDM de Elvas

3ª Edição
A Sua Segurança é a Nossa Prioridade

Um acidente requer uma intervenção imediata e auxiliada de material adequado como as macas de vácuo, que permitem uma perfeita imobilização da vítima para o seu transporte e encaminhamento para uma unidade de saúde. A aquisição desta maca servirá como um meio de prevenção, reduzindo riscos durante o transporte. Ter material que corresponda às necessidades imediatas é uma prioridade para nós. Com a sua ajuda, pretendemos colmatar esta carência.
Instituição: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sôr

2ª Edição
Um Jardim Acolhedor

Com a requalificação do nosso jardim, crianças e adultos poderiam desfrutar ainda mais da parte exterior, brincar ao ar livre e respirar ar puro, num ambiente tranquilo e em total contacto com a natureza.
Instituição: Município de Portalegre

Populares