16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Descoberta nova espécie de planta do género “Ferulago” no Alentejo


Chama-se Ferulago brachyloba e é a mais nova espécie de planta descoberta no Alentejo.

Foi encontrada por Miguel Porto, investigador do BIOPOLIS-CIBIO, Estação Biológica de Mértola e Sociedade Portuguesa de Botânica e Sara Lobo Dias ,investigadora da Escola Superior Agrária de Santarém, do cE3c da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Botânica, numa sessão de campo no Alto Alentejo. Esta descoberta foi publicada a 7 de Maio na revista Acta Botanica Malacitana.

Apesar da espécie já existir em Portugal , nomeadamente a Planta  Ferulago capillaris – planta confinada ao Minho, Trás-os-Montes, Beira Alta e Alto Alentejo – , de acordo com os botânicos surge agora esta nova espécie, Ferulago brachyloba, parecida a um funcho pequeno e pode chegar a um metro de altura, explicaram os dois botânicos à Wilder.

Ferulago brachyloba foi encontrada durante um trabalho de campo nas margens do rio Xarrama, que nasce a noroeste de Évora e é um afluente da margem direita do rio Sado.

A espécie, adianta a mesma fonte, foi encontrada a 122 metros de altitude e as plantas foram encontradas num troço de 200 metros de comprimento nas margens do rio Xarrama (Alcáçovas) em três locais, com não mais de 20 indivíduos (a maioria adultos) em cada local.

De acordo com a mesma fonte, o único registo recente desta espécie, Ferulago brachyloba, em Portugal está isolado e a cerca de 130 quilómetros da população mais próxima, em Espanha.

Os Botâncios Miguel Porto e Sara Lobo dias consideram, revelaram ainda à Wilde, serem necessários novos trabalhos de campo para aprofundar o conhecimento sobre esta espécie.

Populares