O Santuário da padroeira de Portugal vai voltar a acolher a já tradicional Peregrinação das Famílias, no próximo dia 25 de maio.
Esta peregrinação, que habitualmente acontece no mês de maio, reúne centenas de famílias da Arquidiocese de Évora que , a pé, se deslocam dos seus locais de residência até ao Santuário da Mãe.
Para este ano, e segundo avança a organização, ás 10.00h, na Igreja dos Agostinhos, acontecerá o acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, que acompanhou o Prelado eborense na Visita Pastoral Missionária que nos últimos meses percorreu as Paróquias dos Concelhos de Sousel e de Borba. Após o acolhimento, realiza-se uma Procissão até ao Santuário.
No Solar da Padroeira, pelas 11h30, o Arcebispo de Évora presidirá à Eucaristia, durante a qual se celebrarão os Jubileus Matrimoniais dos casais da Arquidiocese de Évora que no corrente ano 2024 celebram as Bodas Matrimoniais de Prata (25 anos) e de Ouro (50 anos), assim como os casais que celebram os 10 e os 40 anos de matrimónio.
Este ano, dado que irão ocorrer os Congressos Eucarísticos (Nacional e Internacional), a Coordenação da Pastoral dirige um convite especial às crianças que celebram a Primeira Comunhão nas Paróquias da Arquidiocese de Évora para que participem na Peregrinação Diocesana das Famílias.
Após a Eucaristia no Santuário, haverá um almoço partilhado no Seminário de S. José de Vila Viçosa.
Pelas 14h30, decorrerá o Festival da Canção Jovem no Claustro do Seminário de São José, dinamizado pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora que contará com a participação de 7 bandas/grupos de várias Paróquias da Arquidiocese, e para o qual todos estão convidados a assistir.
O encerramento oficial acontecerá pelas 16h30, após o qual na igreja dos Agostinhos, decorrerá um Concerto com o Coro Santo Amaro de Oeiras.