14.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ADRAL recebe parceria internacional de Hidrogénio em Santiago do Cacém

O 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗘𝗻𝗲𝗿𝗴𝗲́𝘁𝗶𝗰𝗮 de Santo André, em Santiago do Cacém, foi recentemente palco da reunião do Comité de Execução e Acompanhamento do projeto Futuretech_H2, um projeto na área do Hidrogénio Verde.

Liderada pela 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗘𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗠𝗲𝘁𝗮𝗹𝘂́𝗿𝗴𝗶𝗰𝗼𝘀, FEDEME, do qual a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo é parceira, esta terceira reunião de coordenação teve como objetivo analisar o estado e a evolução das diferentes atividades contempladas neste projeto, pertencente à 3ª Convocatória do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, que visa promover e divulgar as virtudes e capacidades do hidrogénio verde como indústria do futuro e capacitar a sua cadeia de abastecimento para promover o desenvolvimento e expansão deste vetor energético.

Álvaro Beijinha – Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Arnaldo Frade – Delegado Regional do Alentejo do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. e por Vanda Jesus – Subdiretora do 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗻𝗲𝗿𝗴𝗲́𝘁𝗶𝗰𝗮 foram os anfitriões do encontro que receberam os parceiros envolvidos.

Nesta reunião estiveram em destaque as ações relacionadas com a apresentação dos programas de formação previstos no projeto e o desenvolvimento piloto da unidade de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde (digital twin/simulador), bem como, a conclusão do estudo da situação atual do hidrogénio verde a nível global e transfronteiriço e o estudo sobre o desenvolvimento e implementação de novas atividades e modelos de negócio para o setor.

O consórcio integra seis parceiros das regiões do Alentejo e da Andaluzia ‒ Espanha Centro Avanzado de Tecnologias Aeroespaciales(CATEC), Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Politécnico de Portalegre, Universidade de Évora , Fundación Nao Victoria e Fedeme (entidade líder).

Com um orçamento total de 1.366.564,9 euros, o projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e decorre até 31 de dezembro de 2025.

Populares