17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Certificação do Tapete de Arraiolos: “não existe falta de vontade política, o processo não está parado” diz deputado Luís Dias

Foi esta quinta-feira inaugurada em Arraiolos mais uma edição do certame “O Tapete está na Rua”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos, com o objetivo de, em primeiro lugar, promover e valorizar o tapete de Arraiolos, uma das artes mais antigas no concelho e com grande expressão identitária do concelho assim como dinamizar a economia local, dando a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais, mostrando o que de melhor se faz em Arraiolos.

Na cerimónia de inauguração marcaram presença a Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e desenvolvimento regional do Alentejo (CCDRA), Drª Ana Paula Amendoeira, Luís Dias, Deputado na Assembleia da República, eleito nas últimas eleições legislativas pelo PS no círculo eleitoral de Évora, entre outras entidades.

Em declarações à Rádio Campanário, o Deputado Luís Dias, falou sobre a importância deste certame, não só para o concelho onde ele decorre, mas também para a região Alentejo. O Deputado começou por nos referir “os nossos fragmentos culturais são de facto a maior riqueza que o Alentejo pode ter e eu, enquanto membro da Comissão de Cultura no Parlamento Português, assumi um compromisso com o Município de Arraiolos de tentarmos que a legislação já produzida para a Proteção do Tapete possa de alguma forma ter continuidade nos próximos passos.”

Em causa está a Lei nº 7/2002, publicada no dia 31 de Janeiro de 2002, aprovada por unanimidade, que cria o Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos, pessoa coletiva de direito público, com sede na vila de Arraiolos, podendo abrir delegações em qualquer localidade do território nacional. Apesar da sua aprovação e passados 22 anos, Arraiolos continua à espera que o Governo cumpra a sua parte e aprove a criação do Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos, entidade fundamental para a certificação do Tapete de Arraiolos.

Ainda sobre esta matéria, o deputado Socialista acrescenta “a lei foi produzida e esse era um primeiro objetivo, que acabou por ser concretizado”. Ainda assim reconhece “para a materialização da legislação há um conjunto de passos que tem que ser seguidos e que de facto são muito morosos mas é aí que estamos.” O Deputado considera que “não existe falta de vontade política para sua aplicação e o processo não está parado” . Garante ainda “apesar da morosidade tudo o que pudermos fazer para acelerar este processo é um passo que estamos a dar para proteger também as tapeteiras de Arraiolos que trabalham diariamente para que este trabalho não se perca também com o avançar do tempo.”

O Deputado da AR conclui realçando a importância de que “proteger o tapete de Arraiolos é proteger a identidade não só deste concelho mas também de todo o Alentejo e isso é uma missão que qualquer político deve ter “.

Segundo adiantou Luís Dias está já pedida uma reunião com o novo Ministério da Cultura para que o processo seja acelerado , esperando que aconteça no mais curto espaço de tempo possível.

Populares