A utilização da cal na pintura das fachadas das habitações é uma tradição enraízada na egião Alentejo.
Com o objetivo de preservar esta tradição, os Municípios, nesta altura do ano, realizam campanhas que pretendem contribuir para que a sua utilização perdure no tempo.
Em Mora, com o objetivo de contribuir para o embelezamento do casario e das ruas do Concelho de Mora, a Câmara Municipal oferece, durante o mês de junho, cinco quilos de cal por prédio, assim como corante ocre ou azul, se solicitado.
No total, explica a autarquia, são 5000 quilos de cal para distribuição gratuita pela população. Os pontos de recolha são o armazém do Estaleiro Municipal e as Juntas de Freguesia de Brotas, Cabeção e Pavia, durante o seu horário normal de funcionamento.
A Campanha da Cal neste município acontece anualmente e visa sensibilizar os munícipes para a importância da conservação das fachadas dos edifícios, na mesma medida em que é uma ajuda para o orçamento familiar dos proprietários das casas.
Assim, de 1 a 30 de junho, recolha a sua cal e colabore com a Câmara Municipal de Mora para manter o ambiente harmonioso de todas as freguesias do Concelho.
Foto: Idealista