18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A Educação é crucial para o desenvolvimento regional”: Hugo Hilário na assinatura de contratos de cerca de 80 Milhões para o Alentejo.

Évora, 11 de junho de 2024 – As instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), em Évora, foram o palco da cerimónia de assinatura dos contratos e homologação no âmbito do programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”. O evento contou com a presença dos Ministros Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, além da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e de representantes de 27 municípios. Este momento destacou-se pela sua importância para a habitação e educação na região, contando ainda com a presença do presidente da CCDRA e dos respetivos vice-presidentes.

Os contratos assinados abrangem os municípios de Alcácer do Sal, Alpiarça, Alter do Chão, Alvito, Arronches, Benavente, Campo Maior, Cartaxo, Castelo de Vide, Elvas, Évora, Golegã, Marvão, Montemor-o-Novo, Nisa, Odemira, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santarém, Santiago do Cacém, Sines, Sousel, Vendas Novas e Vila Viçosa, totalizando um investimento de 59 milhões de euros destinados à construção de 655 fogos habitacionais.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, que destacou a importância deste momento para o concelho.

“Momento importante e também esperado para o concelho de Ponte de Sor, como para seis outros concelhos do Alto Alentejo. Estas assinaturas representam um pontapé de saída que muitos municípios estavam à espera. Embora não tenhamos assinado contratos no âmbito da habitação hoje, a escola que tanta falta faz e a educação no concelho foram o foco.”

O presidente de Ponte de Sor sublinhou a relevância dos investimentos na educação e a necessidade de combater as assimetrias regionais.

“Hoje abordámos duas vertentes essenciais para o desenvolvimento dos nossos territórios: a habitação, que é um problema a nível nacional e internacional, e a educação. Os contratos assinados hoje são fundamentais para consolidar as estratégias de habitação nos vários concelhos. Ponte de Sor não assinou hoje porque as nossas candidaturas já estavam mais avançadas e já estamos na fase de execução da nossa estratégia local de habitação. Assinámos, no entanto, na vertente da educação, que é crucial para nós, especialmente em territórios de coesão com assimetrias a combater. É imperativo reabilitar, reequipar e requalificar os nossos equipamentos escolares e ajustar a nossa estratégia educativa.”

Hugo Hilário destacou ainda o impacto das novas dinâmicas económicas e da atração de investimentos em Ponte de Sor.

“As novas dinâmicas económicas e as conquistas na atração de investimentos têm um impacto significativo na nossa rede escolar e nas políticas educativas. No próximo ano, vamos abrir mais sete salas devido ao aumento da população que escolhe viver em Ponte de Sor. A requalificação de uma escola com mais de 30 anos é, portanto, crucial para a população de Ponte Sor a nossa estratégia de desenvolvimento e progresso.”

Esta cerimónia marca um passo significativo na concretização de projetos que visam melhorar a qualidade de vida no Alentejo, reafirmando o compromisso do governo e das autarquias em promover o desenvolvimento regional.

Populares