17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fado no Adro: “NSA SRA da Conceição é a mãe de todos”. Juiz da Régia Confraria apela “ajude a cuidar do seu Santuário”

Vila Viçosa, 17 de junho de 2024 – O Adro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, vai voltar a receber um grande concerto solidário de fado com o objetivo de angariar fundos para as obras de restauro do Solar da padroeira de Portugal.

Depois de uma primeira edição realizada com sucesso, a Régia Confraria de Nossa senhora da Conceição, realiza pelo segundo ano consecutivo a iniciativa, este ano com os fadistas Teresa Tapadas e José Geadas como cabeças de cartaz para o evento.

Em declarações à Rádio Campanário, o Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, Fernando Pinto , falou sobre a importância da iniciativa referindo “depois do sucesso da primeira edição do evento a Régia Confraria entendeu que iria continuar todos os anos esta iniciativa, por agora designada fado no Adro mas que poderá vir no futuro a mudar de nome uma vez que podemos alterar o género musical.”

O responsável pela Régia Confraria explica “a escolha destes dois artistas prende-se pelo facto de serem pessoas ligadas à Região e ao mesmo tempo ao Santuário” evidenciando que a organização entendeu “não avançar ainda este ano para outros nomes, ainda mais reconhecidos no panorama musical português, porque queremos dar passos certos , e perceber se de fato se consolida este evento.”

O concerto, que vai realizar-se dia 6 de julho, reveste-se de carácter solidário tendo em vista a angariação de fundos para a realização de obras estruturantes no Santuário. A este propósito Fernando Pinto sublinhou “o foco principal desta iniciativa é recolher verbas para que seja possível concretizar as obras de restauro no interior e exterior do Solar da Padroeira” realçando que se trata de obras necessárias, um problema já identificado há uns anos. Os projetos para as obras estão a ser concluídos para que a Régia Confraria possa apresentar posteriormente uma candidatura a Fundos Comunitários. No total, e de acordo com o Juiz da Régia Confraria as obras estão orçamentadas em “2,3 milhões de euros, financiados à partida a 85% a fundo partido, logo estas iniciativas que fazemos e as verbas que angariamos servirão para cobrir o restante montante das obras.”

Os bilhetes para o concerto “Fado no Adro” deste ano já estão disponíveis e podem ser adquiridos na Loja do Santuário ou efetuada a reserva através dos números 965 025 992, 966 832 781 e 919 981 989. Os preços vão dos 5 aos 15 euros. Fernando Pinto considera tratar-se de “preços acessíveis para todas as pessoas”.

Apesar do Santuário de Nossa Senhora da Conceição estar localizado fisicamente em Vila Viçosa, o Solar da Padroeira, visitado por milhares de pessoas durante o ano, acaba por ser um pouco de todos os Portugueses. Fernando Pinto sublinha “todas as iniciativas que a Régia Confraria realiza tem o objetivo de levar mais longe o nome do santuário e a mensagem de Nossa Senhora da Conceição, a mãe de todos , Padroeira de todos os portugueses(…)todos devemos ajudar a cuidar da sua “casa”.

Populares