O Município de Aljustrel procedeu hoje, no salão nobre dos Paços do Concelho, à assinatura do auto de consignação da empreitada da ampliação do Centro Escolar Vipasca e a obra vai já começar no próximo mês de julho.
Este é um investimento de mais de 3 milhões de euros e a autarquia vai aproveitar a pausa letiva para realizar os trabalhos que vão causar maiores constrangimentos, nomeadamente a demolição do antigo “Bloco C”, que se encontra desajustado às exigências de ensino atuais.
Trata-se de uma obra que para o Município de Aljustrel é prioritária e que cada vez mais se justifica como necessária, uma vez que o número de alunos está a aumentar no concelho e em todos os ciclos de ensino. Daí também o Município de Aljustrel já ter candidatado a requalificação da Escola Secundária de Aljustrel, no valor de 5 milhões de euros, e estar a avançar com o projeto de reabilitação da E.B. 2, 3.
Recorde-se que Aljustrel é dos poucos concelhos do país cuja população se encontra a aumentar, com uma taxa de nascimentos muitas vezes superior à da média nacional, e fruto também da fixação crescente de população neste território devido à forte empregabilidade.
Com este novo empreendimento complementar-se-á o conjunto de edifícios escolares já existentes, nomeadamente numa parcela de terreno com aproximadamente 2,6 hectares.
Será erguido um novo edifício autónomo que permitirá reforçar as valências existentes de ensino Pré-escolar e Ensino Básico do 1.º Ciclo. A construção desenvolver-se-á em dois pisos, interligados por escadas e ascensor dimensionado para a circulação de pessoas com mobilidade condicionada.
Estão previstas salas de aulas, salas polivalentes e de atividades diversas e gabinetes de trabalho para professores e salas para pessoal não docente, bem como instalações sanitárias.
O objetivo da Câmara Municipal de Aljustrel é continuar a proporcionar condições de excelência para a aprendizagem no concelho e dotar o parque escolar de mais e melhores condições.