Vila Viçosa, 23 de junho de 2024– A Fundação da Casa de Bragança assinalou este sábado, 22 de junho, os 500 anos do nacimento de Luís Vaz de Camões, Poeta Nacional, considerado o “maior” da língua portuguesa, com a inauguração de uma exposição bibliográfica sobre o autor dos “Lusíadas”.
Entre as várias entidades que marcaram presença na inauguração da referida exposição esteve o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança, com quem a Rádio Campanário falou. O Autarca começou por destacar o facto de a Fundação da Casa de Bragança ser proprietária de uma das poucas “camonianas” completas composta por todas as edições feitas em Portugal e no mundo até 1800, referindo “Vila Viçosa é uma caixinha de surpresas” evidenciando a possibilidade que a exposição agora inaugurada dá para que, quem a visite, “possa ficar a conhecer todas as edições dos Lusíadas” a obra que catapultou Luís Vaz de Camões no panorama da literatura portuguesa.
O acervo do Poeta, à guarda da Casa de Bragança é “um acervo muito importante e que pode trazer muita gente a Vila Viçosa” destacou ainda o Presidente do Município que espera que esta exposição seja “suficientemente divulgada e que percorra outros pontos do país”.
Sobre a riqueza histórica e a potencialidades de Vila Viçosa, Inácio Esperança sublinha “há coisas que nós ainda desconhecemos e há outras que apesar de conhecermos não damos tanta importância como devíamos porque convivemos com elas” frisando que “quer o património construído quer o património imaterial de Vila viçosa são magníficos e de uma dimensão que excede em muito aquilo que qualquer outra terra pode aspirar.”
“Vila Viçosa tem a sorte de ter uma riqueza histórica única e nós temos que pegar nessa sorte e fazer dela algo que nos possa melhorar a qualidade de vida e que possa mostrar a sua importância” remetendo esta estratégia para o Processo de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco onde o objetivo principal passa por mostrar ao mundo a excepcionalidade da “Princesa do Alentejo”.
A Exposição bibliográfica de Luís Vaz de Camões vai estar patente ao público no Paço Ducal de Vila Viçosa até final do ano e vai passar a integrar as visitas do Paço sendo um dos locais com paragem obrigatória pelos visitantes que forem conhecer o Palácio de Vila Viçosa.