26.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Outubro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Movimento em protesto para tentar travar abate “ilegal” de mais de 1800 sobreiros em Sines

O Movimento de cidadãos Independentes designado “Juntos Vamos Salvar os Sobreiros de Morgavel” está em protesto com o objetivo de travar o abate de mais de 1800 sobreiros em Sines, um abate que considera “ilegal”.

O protesto realiza-se junto à Barragem de Morgavel e o Movimento pretende que a decisão do anterior Governo seja revertida. Em causa está a construção de um parque eólico da EDP, um projeto com mais de 32 hectares, aprovado no verão de 2023 pelo então Ministro do Ambiente Duarte Cordeiro Duarte Cordeiro, por despacho, onde foi reconhecido “o imprescindível interesse público do projeto eólico de Morgavel” .

Os ativistas tentam a todo o custo evitar o abate destas árvores e este fim de semana, num gesto simbólico, juntaram-se junto à Barragem, “abraçando” os sobreiros ali existentes, sensibilizando as entidades para a necessidade de os proteger e salvar.

O Movimento estima que já tenham sido abatidas pelo menos 500 árvores e considera a situação “ilegal” pois há um processo a decorrer no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja.

Foto: Salvar os Sobreiros

Populares