Alunos de sete escolas nacionais serão reconhecidos com o Prémio Mário Soares na próxima segunda-feira, 1 de julho, às 11h, na Fundação Mário Soares/Maria Barroso, localizada na Rua de S. Bento, 136, em Lisboa.
A edição de 2024 do prémio será entregue a várias instituições de ensino, incluindo a Escola Secundária de São Lourenço (Portalegre), Escola Básica e Secundária Rainha Santa Isabel (Leiria), Escola Secundária Carlos Amarante (Braga), Escola Secundária Camões (Lisboa), Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira), Escola Secundária de Palmela e Escola EB Eng.º Dionísio Augusto Cunha (Canas de Senhorim).
Após a cerimónia de entrega dos prémios, os 21 alunos premiados terão a oportunidade de viajar para Bruxelas, onde visitarão o Parlamento Europeu. Durante a visita de dois dias, os estudantes encontrar-se-ão com os eurodeputados socialistas da Delegação Portuguesa e terão a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as instituições europeias.
O Prémio Mário Soares é concedido anualmente a alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, reconhecendo trabalhos apresentados no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento que valorizem aspectos da cidadania europeia. Esta distinção é uma iniciativa da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, em parceria com a Fundação Mário Soares/Maria Barroso.