17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Uma Filha da Terra”: Lançamento de “Laranja Aurora” de Maria Cravo celebra a cultura em Vila Viçosa.

Hoje, na belíssima Vila de Vila Viçosa, foi apresentado o mais recente livro de Maria Cravo, intitulado “Laranja Aurora”. A escritora, que apesar de ter nascido no Porto, tem uma ligação profunda com esta terra onde cresceu e desenvolveu grande parte da sua vida. A sessão de lançamento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um cenário apropriado para esta celebração literária.

Maria Cravo, que na realidade se chama Maria Filomena Figueiredo Cravo, explicou que a escolha do nome artístico se deve ao seu desagrado pelo nome Filomena. O novo livro, uma obra de ficção ambientada no Porto dos anos 50, promete trazer ao leitor emoções fortes e controversas, retratando uma família que poderia ser a de qualquer um de nós. “A escrita é algo que vem naturalmente, quase inexplicável. Eu digo sempre que um escritor deve colocar as palavras no papel e não guardá-las. É assim que as obras surgem,” afirmou a autora. “É um orgulho muito grande e, sobretudo, acho que é oferecer a Vila Viçosa e às pessoas algo que eu acredito ter qualidade e que outros também já reconheceram.”

O evento contou também com a presença do presidente da câmara de Vila Viçosa, que enalteceu a ligação da autora à terra. “Maria Filomena deu aulas em Vila Viçosa no início da sua carreira, seguindo os passos do pai, o arquiteto Cravo, que foi professor de desenho e trabalhos manuais. É um orgulho para nós ter uma filha da terra a lançar aqui o seu livro. Este evento mostra a afinidade da autora com Vila Viçosa e a rica cultura calipolense,” afirmou o presidente. “Não podemos esquecer que desta terra nasceram muitos poetas e escritores e pintores. Os calipolenses têm essa veia artística e Maria Filomena certamente a possui também.”

Embora o livro não esteja diretamente relacionado com Vila Viçosa, a autora mencionou que a sua ligação à cidade é inegável e significativa. Para aqueles que desejam adquirir “Laranja Aurora”, ele está disponível online na FNAC, Bertram, e Uke, e fisicamente na Livraria Martins, na Avenida Guerra Junqueira. A história do livro promete trazer ao leitor emoções fortes e controversas, retratando uma família dos anos 50 que poderia ser a de qualquer um de nós.

A cerimónia foi enriquecida com momentos culturais proporcionados pelos alunos do Conservatório de Évora, e foi um verdadeiro encontro de talentos locais. Em suma, o lançamento de “Laranja Aurora” de Maria Cravo não só celebrou a literatura, mas também reforçou o orgulho calipolense e a importância da cultura em Vila Viçosa.

Populares