António Cândido Franco, professor aposentado da Universidade de Évora, investigador no Instituto de História Contemporânea da UÉ, venceu o Grande Prémio de Literatura Biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com uma biografia sobre o escritor Luiz Pacheco.
O anúncio foi feito pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) dando conta que a obra “O firmamento é negro e não azul — A vida de Luiz Pacheco” venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga.
De acordo com a APE, o júri responsável pela seleção desta obra sublinhou “a notável capacidade criativa da escrita” de António Cândido Franco e também a “documentadíssima reconstrução do contexto político, social e cultural, sobretudo do meio literário” durante o tempo de vida de Luiz Pacheco (1925-2008).
A avaliação dos candidatos esteve a cargo de um painel de especialistas que integrou José Manuel Mendes, Ana Margarida de Carvalho, António Pedro Pita e Cândido Oliveira Martins.
A esta quarta edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica, que resulta de uma iniciativa conjunta da APE e da Câmara Municipal de Coimbra, cujo valor monetário é de 12.500 euros, candidataram-se 29 obras publicadas em 2023.
A entrega do galardão terá lugar na próxima quinta-feira, dia 4 de Julho, na cidade de Coimbra.
Foto: DiáriodeCoimbra