12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Urbact IV : Serpa integra candidatura europeia para recuperação de Nora e Aqueduto

Serpa integra uma candidatura europeia aprovada pelo Urbact IV na área de Ações Urbanas Inovadoras. A aprovação da cidade de Serpa a esta rede ocorreu no passado dia 28 de junho, data em que o comité de Monitorização do URBACT IV aprovou 10 Redes de Transferência de Inovação, destinadas à transferência de projetos entre cidades com o objetivo de replicar casos de sucesso que tinham sido financiados no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras e adaptá-los em municípios de outros países.

Um dos projetos aprovados, do qual o Município de Serpa é parceiro, é o H² CU.RE.N.T., liderado pelo Município de Chalandri (área metropolitana de Atenas, Grécia), em parceria com as cidades de Elche (Espanha), Roeselare (Bélgica), Roma (Itália) e Sombor (Sérvia), que apresenta um investimento total de 549.983,50 euros, cabendo a Serpa 88.003,00 euros, com uma taxa de financiamento FEDER de 80%.

Através do H2 CU.RE.N.T., o principal objetivo do projeto no Alentejo(Serpa),  visa a recuperação e reutilização da Nora e Aqueduto, tendo como referência as boas práticas desenvolvidas pelo município de Chalandri no Aqueduto Romano subterrâneo de Adriano.

Segundo avança a Autarquia de Serpa, o projeto  tem a duração de dois anos, de setembro de 2024 a agosto de 2026, e irá envolver a comunidade na avaliação do problema e na procura de soluções, culminando com o desenvolvimento de um Plano de Investimento, necessário ao financiamento das ações e projetos planeados.

O programa URBACT, através do desenvolvimento de redes temáticas, promove a cooperação e o intercâmbio entre cidades, reforçando as competências dos atores locais na conceção e implementação de políticas integradas e participativas, partilhando conhecimentos e boas práticas. O H2 CU.RE.N.T, uma das redes de transferência de inovação do URBACT, desafia a interligação entre o património cultural e os recursos hídricos, com o objetivo de recuperar o património, regenerar e reutilizar as infraestruturas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas urbanas sustentáveis alicerçadas na cidadania ativa.

Foto: Serpa

Populares