Borba, 7 de Julho de 2024 – Este sábado, pelas 17h, em Borba, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, presidiu à Eucaristia onde se celebrou a Ordenação Diaconal de Carlos Corrales, aluno do Seminário Redemptoris Mater de Nossa Senhora de Fátima, em Évora. Carlos Corrales, natural da Costa Rica e com 32 anos, foi ordenado diácono numa cerimónia que reuniu várias figuras eclesiásticas e fiéis.
A Eucaristia foi concelebrada pelos reitores dos dois Seminários Arquidiocesanos, P. Gustavo Quiroga (Maior de Évora) e P. José Gomes (Redemptoris Mater de Évora), pelo Pároco de Borba, P. Alessandro Cont, e por diversos sacerdotes do presbitério eborense e de outras dioceses. Vários diáconos permanentes da Arquidiocese de Évora também estiveram presentes.
Antes da homilia, os ritos da ordenação começaram com a eleição do candidato, apresentada pelo reitor do Seminário Redemptoris Mater, P. José Gomes, que atestou a dignidade do candidato. O Prelado eborense confirmou: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem dos Diáconos.”
Na homilia, o Arcebispo de Évora dirigiu palavras de comunhão e esperança aos presentes. “A mensagem da liturgia por nós escutada concentra-se na recusa ao acolhimento da Palavra de Deus, que se faz presente na história da salvação, mediante a pregação dos profetas enviados pelo Senhor,” explicou D. Francisco Senra Coelho, referindo-se à missão profética de Ezequiel e à recepção de Jesus pelos Nazarenos.
“Estimado Carlos Corrales, recebes hoje o Ministério Ordenado do Diaconado, para que beneficies de um tempo de reflexão,” continuou o Prelado, sublinhando a importância do serviço e da humildade no ministério diaconal, conforme as palavras do Papa Francisco. “O Diaconado é a base sobre a qual se funda o Presbiterado,” destacou, lembrando que o serviço deve ser o fundamento do sacerdócio.
Após a homilia, o rito de Ordenação prosseguiu com a promessa do candidato, a imposição das mãos e a oração de ordenação do Arcebispo. Carlos Corrales recebeu a estola e a dalmática de Diácono, seguido pelo Evangelho e o Ósculo da Paz.
“A todos, porque o coração de Deus é a casa de todos,” concluiu o Prelado, antes de dar a bênção final.
Após a Eucaristia, o Diácono Carlos Corrales recebeu os cumprimentos dos presentes, marcando o início de uma nova etapa na sua vocação sacerdotal.