A Câmara Municipal de Évora está a proceder à renovação dos parquímetros e, em simultâneo, entrarão em vigor alterações às normas de estacionamento nalguns locais da Cidade.
Os dois processos decorrem decorrem da implementação faseada de medidas previstas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, tendo por objetivo contribuir para a racionalização da oferta de estacionamento na cidade, com melhoria das condições para os residentes, com impacto positivo na qualidade de vida e fruição do Centro Histórico de Évora, Património Mundial.
Assim e de acordo com o comunicado emitido pela Autarquia, a partir de amanhã, terça-feira, dia 16 de julho, irão entrar em funcionamento os novos equipamentos, que substituirão a maioria dos existentes. São 35 os novos parquímetros de última geração, que combinados com diferentes soluções tecnológicas, permitirão substituir a maioria dos antigos e facilitar a experiência do acesso ao estacionamento tarifado.
Os novos parquímetros, explica o município, estão preparados para aceitar pagamento desmaterializado, podendo os utilizadores, caso prefiram, obter permissão de estacionamento nas zonas tarifadas utilizando as aplicações da “ViaVerde estacionar” e da “IPARQUE”. Brevemente, passará a ser possível também o pagamento através de cartão bancário.
Em paralelo, estão também programadas alterações ao modelo de estacionamento em algumas artérias do Centro Histórico, que serão aplicadas de forma faseada, e sempre com informação própria, a difundir de forma localizada. Conheça-as aqui:
-Em toda a Rua Mendo Estevens, o atual estacionamento tarifado será convertido para estacionamento de residentes com selo válido para a zona.
-O mesmo irá acontecer na Rua dos Penedos, mas apenas no troço entre o Arco e o Largo das Alterações.
– Na Rua de Avis, a conversão do atual estacionamento tarifado para estacionamento de residentes com selo válido para a zona será aplicada no troço compreendido entre o Arco e a Travessa do Serpe.
-No Largo 13 de Outubro, a totalidade dos lugares de estacionamento, atualmente em regime tarifado, passarão para residentes com selo válido para a zona.
-Os parques de estacionamento da Horta da Porta e Largo Marquês de Marialva, em estacionamento tarifado, terão pagamento exclusivo por aplicação móvel.