14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

UNITATE Campus, em Borba, começa a funcionar na próxima semana. Inovação Social é o foco principal

A Fundação UNITATE dará um passo significativo na sua missão de promover a Economia Social em Portugal com o início das operações no novo UNITATE Campus, situado no concelho de Borba.

A informação é avançada pela Fundação, na sua página oficial. Esta infraestrutura, que promete revolucionar o setor social, começa a funcionar na próxima semana, adianta a UNITATE.

A transição para o novo espaço, explica a mesma nota, foi marcada pela necessidade de instalar um novo posto de transformação, substituindo o anterior que havia sido roubado. A conclusão deste investimento permite que os serviços administrativos da Fundação UNITATE possam finalmente transferir-se para o UNITATE Campus. Apesar desta mudança, a sede oficial da fundação permanecerá em Vila Viçosa.

O UNITATE Campus, com uma área total de 45.000 metros quadrados e localizado junto à Estrada Nacional 4, perto de Borba, é descrito como “o primeiro campus de todo o mundo dedicado exclusivamente ao setor social”. A Fundação UNITATE prevê que a sua inauguração oficial ocorra entre os meses de setembro e outubro, após o início do ano escolar.

Este complexo inovador integrará o Instituto de Formação para a Economia Social (IFES), criado em 2020, um centro de congressos, e um espaço dedicado à Economia Social que incluirá uma biblioteca, zonas de exposição e espaços de coworking. Além disso, contará com uma incubadora social, um laboratório de inovação social, uma escola de respostas sociais, um centro de consultoria em responsabilidade social e uma área de restauração.

O Presidente do conselho de administração da Fundação UNITATE, Tiago Abalroado, expressou o seu entusiasmo com esta nova fase. “O espaço tem auditório, salas de formação e um grande potencial. Temos ali condições para que seja o embrião daquilo que poderá ser, no médio prazo, a Universidade do Setor Social em Portugal”, afirmou. Destacou ainda que o projeto do UNITATE Campus é evolutivo e prevê intervenções de beneficiação graduais, conforme os projetos se concretizem.

Para maximizar o impacto do UNITATE Campus, a Fundação UNITATE está empenhada em estabelecer parcerias chave com entidades dos setores público e privado. “Queremos captar o interesse dos diferentes atores públicos e privados para, eventualmente, desenvolvermos parcerias e, quem sabe, vias de financiamento a determinados projetos em concreto”, acrescentou ainda o responsável.

Populares