O inovador projeto “Prescrição Cultural”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), tem vindo a captar atenções, destacando-se pela sua abordagem pioneira na promoção da saúde e bem-estar, através da cultura.
Em nota a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central destaca que esta abordagem foi recentemente reconhecida pela Universidade do Porto que convidou a CIMAC para apresentar o seu projeto no evento 1.º Encontro Nacional de Prescrição Cultura, um evento que pretende lançar a prescrição cultural nesta Universidade.
A “Prescrição Cultural” visa promover a saúde e o bem-estar através da integração de atividades culturais e criativas no dia-a-dia dos cidadãos que apresentem um quadro de patologias de doença mental ligeira ou moderada (depressão, ansiedade, burn-out, entre outras). A iniciativa articula cuidados de saúde primários, municípios e tecido cultural, incentivando a colaboração entre estas áreas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este projeto piloto desenvolveu também um manual de apoio à implementação da prescrição cultural.
O “Prescrição Cultural”, entende a CIMAC, demonstra como a cultura pode ser um poderoso aliado na promoção da saúde pública.