18.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Instituto da Vinha e do Vinho prevê menor produção no Alentejo na campanha 2024/2025

O Instituto da Vinha e do Vinho prevê uma diminuição da produção do vinho na Campanha 2024/2025.

Em nota hoje divulgada na sua página oficial, o IVV refere estimar que  a produção de vinho na campanha 2024/2025 atinja um volume de 6,9 milhões de hectolitros, o que se traduz num decréscimo de 8% face à campanha 2023/2024.

A verificar-se a previsão, especifica, esta campanha registará um volume semelhante à média das últimas 5 campanhas. A diminuição global da produção é observada na maioria das regiões vitivinícolas com destaque para as regiões de Lisboa (-15%) e do Alentejo (-10%) que, comparativamente à última campanha, apresentam as maiores descidas em volume, num total superior a 350 mil hectolitros.

De um modo geral, explica o IVV, a instabilidade meteorológica durante o ciclo vegetativo da videira favoreceu o desenvolvimento de doenças, evidenciando que as condições climáticas até a vindima, especialmente o risco de escaldão, ainda serão determinantes para a quantidade e qualidade da colheita.

Na região do ALENTEJO, pode ler-se no comunicado emitido,  “prevê-se que a produção tenha um decréscimo de 10%. Algumas vinhas sofreram impactos negativos devido a ataques de míldio. Em maio, junho e julho registaram-se temperaturas acima dos 35ºC que causaram escaldão e desidratação das uvas.”

Prevê-se ainda  uma antecipação do início da vindima.

Populares