O Comando Distrital de Évora da PSP celebra esta quinta-feira , 01 de agosto, o seu 149.º aniversário. Para assinalar esta data, realizar-se-á a Sessão solene alusiva à efeméride no anfiteatro do colégio do Espirito Santo, da Universidade de Évora, pelas 11h30.
Antes, pelas 10h15, junto à Rotunda de Avis, será inaugurada a “Avenida dos Quadrilheiros”, cujo topónimo foi aprovado em Reunião Pública de Câmara Municipal de Évora de 24/07/2024.
Com quase século e meio de história, este Comando teve a sua origem no Corpo de Polícia Civil, criado por iniciativa da Junta Geral do Distrito de Évora em 1875.Iniciou o seu funcionamento naquele ano, no dia 01 de agosto, com um efetivo de 20 homens, 2 chefes de esquadra, 2 cabos de secção e 16 Guardas.
O Comando distrital de Évora, que outrora teve responsabilidades de segurança em Montemor-o-Novo e Vila Viçosa, está hoje concentrado exclusivamente nas cidades de Évora e Estremoz. Sob a divisa “Vigilância e Dedicação”, através das Esquadras de Évora e Estremoz, zela pela segurança de cerca de 50.000 habitantes, numa área total de 85 Km2 (zona urbana).
O CD Évora possui atualmente 5 (cinco) subunidades operacionais, através das quais desenvolve o cumprimento das suas diversas competências, seja ao nível do patrulhamento, da visibilidade e da proximidade ao cidadão, seja na investigação criminal ou na fiscalização de várias áreas como o trânsito, a segurança privada, armas e explosivos e ambiente.
Através dos programas de Policiamento de Proximidade, mais concretamente através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), os polícias do Comando de Évora, efetuar também ações de sensibilização em estabelecimentos escolares. Ainda no âmbito dos policiamentos de proximidade merece realce o trabalho das Equipas de Apoio à Vítima deste Comando desenvolvido lado a lado com as instituições de solidariedade social e de apoio a idosos
Por outro lado, as Equipas de Apoio à Vítima continuam a ter um papel primordial no acompanhamento e apoio às vítimas do crime de violência doméstica, em estreita articulação com as equipas especiais de violência doméstica no Comando de Évora.