Decorreu no passado fim de semana, em Figueira dos Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo, mais uma edição da feira do melão.
Foi um fim de semana de casa cheia que reuniu muitos figueirenses residentes e que morando fora se dirigiram à sua aldeia. Miguel Azevedo fez encher o recinto, mas não faltou a música tradicional, as tasquinhas e os bailes.,
Na 6ªfeira os oito produtores locais entregaram para análise e prova os seus melões e os seus doces de melão e depois de somadas todas as pontuações o fim de dia de domingo foi usado para anunciar os vencedores e entregar prémios.
Assim, o melhor doce de melão foi atribuído à produtora Carmina Mestre e o grande prémio, o de melhor melão 2024, foi atribuído a Luís Gomes, um produtor local que sendo jovem continua a tradição familiar desta importante cultura agrícola de Figueira dos Cavaleiros.
Os prémios foram atribuídos em cerimónia no palco do recinto, no fecho da Feira
No discurso de encerramento do certame, a Presidente do executivo da Junta, Juvenália Salgado, no discurso de encerramento, anunciou ainda que vai levar à Assembleia de Freguesia a atribuição do nome de “Manuel João Marques” ao Parque de Lazer da aldeia, para ela “O Manuel João foi uma pessoa que perdemos este ano, que muito estimamos e que muito amava a sua aldeia, procurado desde a 1ªedição da Feira, trazer os melhores artistas à terra e colaborar em tudo aquilo que a Junta de Freguesia precisava, quer nesta feira, quer ao longo de toda a sua vida profissional. É um ato de justiça dar o seu nome a este parque”.
A Feira do Melão de 2025 também já tem data, realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de agosto.