26.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora escolhida para projeto Europeu que quer deixar cidades históricas mais verdes e inteligentes 

A cidade de Évora foi a escolhida para o projeto POCITYF, um projeto que tem como missão deixar as cidades históricas mais verdes e inteligentes e que tem o seu foco principal nas soluções energéticas aliadas à sustentabilidade.

O projeto, que conta com Fundos Europeus, é liderado pela EDP e conta com 46 parceiros de 13 Países.

A cidade de Alkmaar, cidade dos Países Baixos, é a outra cidade estrela do projeto .

De acordo com a informação avançada pelo Jornal de Negócios, este projeto tem-se revelado determinante na construções de soluções energéticas sem desvirtuar o património histórico das cidades, em concreto, de Évora.

Na cidade Alentejana de Évora, Património mundial da Unesco o projeto desenvolve-se no centro histórico, zona industrial e zona de valverde . A criação das comunidades de energia está a permitir um autoconsumo de energia nos edifícios envolvidos no projeto e através da implementação de uma outra solução tecnológica será possível partilhar o excesso dessa mesma energia.

Projetada está ainda a criação de uma central fotovoltaica comunitária em terreno a ceder pela Câmara Municipal de Évora, avança a mesma fonte. De acordo com a EDP, o projeto desta central  está em fase final de lançamento de concurso.

Segundo avança também a EDP ao Jornal de Negócios, estava previsto que o projeto ficasse concluído no final deste ano de 2024 mas foi negociada uma extensão de um ano .

Numa altura em que o tema da sustentabilidade e das soluções energéticas está cada vez mais na ordem do dia, a cidade de Évora assume-se assim como referência num projeto europeu, reiterando o compromisso de Portugal dar cada vez mais o seu contributo para um melhor planeta.

O projeto POCITYF tem a duração de 60 meses e representa um investimento total de 22,5M€ .

Foto: Município de Évora

Populares