Évora, 8 de agosto de 2024 (Campanário) Os enfermeiros de Évora irão realizar amanhã, dia 9 de agosto, uma concentração à porta do hospital da cidade, seguida de uma conferência de imprensa, para manifestar a sua insatisfação com a proposta salarial do Governo. A concentração está marcada para as 12h30.
Passados mais de 100 dias desde a tomada de posse do novo Governo, e apesar das repetidas reivindicações do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) através de cartas, cadernos reivindicativos e reuniões, nenhum dos problemas mais urgentes enfrentados pelos enfermeiros foi resolvido.
“O Governo propõe uma alteração à grelha salarial inaceitável que discrimina os enfermeiros, contrariando a retórica do programa do Governo e dos partidos que o compõem sobre a necessidade de valorização dos enfermeiros,” declarou um representante do SEP.
Além da questão salarial, não foram abordados outros aspetos críticos da carreira dos enfermeiros, como a antecipação da aposentação, a compensação pelo trabalho por turnos e a resolução de injustiças decorrentes da transição de carreiras.
A resposta dos enfermeiros a esta proposta e atitude do Governo será uma greve marcada para amanhã, dia 9 de agosto, acompanhada de ações de luta regionais. “É obrigatória a valorização dos enfermeiros e a melhoria das suas condições de trabalho,” reforçou o representante do SEP.
Os enfermeiros exigem que o Governo tome medidas concretas e imediatas para resolver estas questões, garantindo uma carreira justa e digna para todos os profissionais de saúde.