O Alentejo vai receber oito milhões de euros do montante total de 180 milhões de euros que o Governo autorizou para a construção e renovação de escolas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta medida, anunciada pelo Ministério da Coesão Territorial, visa assegurar que as metas definidas para o setor da educação sejam cumpridas, mesmo perante possíveis atrasos nos projetos já contratualizados.
O financiamento adicional destina-se a apoiar intervenções em escolas, sendo a prioridade dada aos projetos que já estão em fase de construção, seguidos pelos projetos adjudicados e, por último, pelos que têm aviso de concurso já publicado. Esta estratégia pretende criar uma “rede de segurança” para garantir que as metas estabelecidas pelo PRR, que incluem a construção ou renovação de 75 escolas até junho de 2026, sejam alcançadas.
O Alentejo, com os seus oito milhões de euros, verá intervenções escolares selecionadas com base na maturidade dos projetos, contribuindo para a melhoria das infraestruturas educativas na região. Este investimento faz parte de um esforço mais amplo do Governo para assegurar que as verbas do PRR sejam eficazmente utilizadas e que as metas sejam cumpridas.