Realizou-se esta terça-feira, 13 de Novembro, em Vila Viçosa uma reunião subordinada ao tema “Ecopistas Alentejo”, com vista a discutir ideias e passos a traçar para criar uma rede cicloturística no Alentejo. O projeto pretende dinamizar os antigos corredores ferroviários não afetos a exploração, tal como colocar em evidência a importância do património edificado adjacente.
Nesta reunião estiveram presentes os representantes de vários organismos, como a Turismo do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), REFER, entre outras entidades.
A Rádio Campanário acompanhou a reunião, tendo falado com vários dos intervenientes. Questionado sobre o investimento monetário necessário ao projeto, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Ricardo Barros, confessou que poderão haver outras questões de resposta mais urgente, mas que as reuniões agora a serem realizadas servem precisamente para fazer frente a essa temática.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/ecospista_barros_13nov.MP3{/saudioplayer}
Em declarações à Rádio Campanário o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, disseque o projeto, a ser concretizado, vai potenciar emprego e dinamizar a economia, salientando que atualmente o turismo representa 11% do PIB, de forma direta, e 16%, de forma indireta.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/ecopista_ceia_13nov.MP3{/saudioplayer}
Já Luís Silvestre, Gestor do Plano Nacional de Ecopistas da REFER, também tomou a palavra para salientar que com esta iniciativa, é objetivo colocar o Alentejo na rota do cicloturismo ibérico e europeu.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/ecopista_refer_13nov.MP3{/saudioplayer}