Embora centrada em Évora, a iniciativa Évora_27 estende-se por todo o Alentejo, uma vasta região que ocupa cerca de um terço do território nacional. O projeto pretende chegar a mais pessoas e mais locais, promovendo a cultura e a arte em todo o Alentejo.
Alguns dos destaques incluem uma cerimónia de abertura e encerramento, já em preparação pela companhia Macnas, que será uma narrativa coletiva, envolvendo cidadãos de toda a região. Os espetáculos da Capital Europeia da Cultura terão estreias não apenas em Évora, mas também em vários municípios do Alentejo, reforçando a abrangência do evento.
As escolas de toda a região também terão um papel ativo, participando no programa cultural e artístico através de iniciativas como “A Nossa Voz” e projetos como “Desarrumando” e “Indisciplinando”. Além disso, foi criado um programa de desenvolvimento de competências a nível regional, a “Linha de Encontro”, coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
Os programas de hospitalidade e voluntariado estão igualmente a ser desenvolvidos para preparar Évora e o Alentejo para receber a Capital Europeia da Cultura, envolvendo diretamente a população de toda a região no evento.