O Alentejo é uma das cinco regiões do país eleitas pela Comissão Europeia com os Vales Regionais de Inovação.
A par da região do Alentejo foram ainda contempladas as regiões do Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa e Região Autónoma dos Açores, de acordo com a nota emitida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte na sua página oficial.
Esta classificação, através da qual é atribuído um selo a cada uma das regiões, foi designada pelas Comissárias da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Iliana Ivanova.
Com foco direcionado na área da inovação, esta iniciativa tem como principal objetivo reforçar os ecossistemas regionais de inovação, no âmbito nova Agenda Europeia para a Inovação e Política de Coesão, apostando na diminuição do fosso entre regiões nesta área.
Os Vales Regionais de Inovação reúnem regiões menos e mais inovadoras com vista a enfrentar os desafios mais prementes com que a UE se depara, de acordo com a Agência Nacional de Inovação.
Recorde-se que em junho deste ano, a Comissão Europeia selecionou 151 regiões na Europa como Vales Regionais de Inovação , um projeto com uma dotação global de 170 milhões de euros.