23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CM de V.Viçosa e entidades reuniram para debater acessibilidades, licenciamento e segurança das Pedreiras

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança, reuniu recentemente, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com várias entidades, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo (CCDRA), a Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. (EDM), Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), assim como com os proprietários e exploradores de Pedreiras do Município, Chefe de Divisão de Urbanismo e Ambiente, Chefe de Divisão de Obras Municipais e Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Vila Viçosa, para debater o ordenamento do Território e exploração da Massa Mineral.

A reunião de trabalho, presidida pelo Autarca calipolense, permitiu abordar questões sobre as Acessibilidades às Zonas de Exploração; Segurança nos Caminhos Municipais e outros assim como a questão dos Licenciamento de Pedreiras.

Nesta reunião, de acordo com a Autarquia , foi ainda realizada a Auscultação dos Proprietários e Exploradores tendo em vista a preparação da reunião com a Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, a realizar durante este mês de setembro, e onde as Pedreiras e o seu funcionamento será um dos temas a abordar com a Governante.

O Município de Vila Viçosa , numa nota divulgada na sua página oficial, explica que tem trabalhado para resolver problemas estruturais relacionados com Ordenamento do Território que se arrastam há décadas, tentando criar sinergias com as diversas entidades estatais e com os proprietários e exploradores das pedreiras, procurando soluções para as situações identificadas.

O Município acrescenta ainda que pretende “apoio para a implementação e elaboração dos Planos (UNOR 3 – Vigária, UNOR 4 – Lagoa e UNOR 5 – Pardais), a construção de vias que garantam o acesso público às zonas de exploração em segurança, proporcionando assim a viabilização e rentabilização da exploração da massa mineral.”

Recorde-se que em entrevista à Rádio Campanário, a Ministra do Ambiente abordou questões cruciais relacionadas à gestão das Pedreiras na região de Vila Viçosa, Borba e Estremoz, bem como à estrada que liga Vila Viçosa a Borba, destacando a necessidade urgente de resolver problemas que permanecem desde a trágica tragédia em Borba, ocorrida em 2018, que resultou no colapso de parte da Estrada Municipal 255 e provocou cinco vítimas mortais.

Pode ler também Ministra do Ambiente com urgência na resolução da situação da estrada entre Borba e Vila Viçosa. Entrevista RC

Foto: Município de Vila Viçosa

Populares