Nos próximos dias 10 e 11 de setembro, a OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal – vai receber, em Beja, uma delegação do Conselho Oleícola Internacional (COI), o principal organismo internacional do setor do azeite, bem como algumas das entidades de maior peso nesta área a nível nacional.
O encontro irá contar com a presença do Diretor Executivo do COI, Jaime Lillo, do Presidente da OLIVUM, Pedro Lopes, e de representantes de entidades como a Casa do Azeite, a CAP ou a CONFAGRI.
A visita técnica do COI a Portugal tem como objetivo dar a conhecer a realidade dos lagares e da produção de azeite no País, e em particular da região do Alentejo. Irá incluir um reunião para debater as principais temáticas do setor, visitas a lagares e projetos de referência no Alentejo, e apresentações de iniciativas de destaque na região.
No primeiro dia do encontro, dia 10 de setembro, realizar-se-á, na parte da manhã, uma Reunião Setorial nas instalações da OLIVUM. Para o período da tarde estão marcadas duas apresentações, pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) – Investigação e Projetos e pelo instituto Politécnico de Beja (IPBEJA) – Pós graduação “Gestão Sustentável do setor olivícola”.
A comitiva vai ainda realizar uma visita à Herdade e Lagar da Figueirinha e ao lagar Olibest.
Já no dia 11 de setembro, comitiva internacional irá visitar a EDIA e fiar a conhecer os projetos Alqueva e Ursa assim como irá ser realizada uma visita ao Lagar de Prado Sul (Vendinha/S. Manços).