A “escassez de água” é a maior preocupação da Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA).
Esta é a conclusão de um estudo realizada pela Associação junto dos seus associados que manifestaram grande apreensão sobre o futuro da produção agrícola no sudoeste alentejano.
O estudo foi realizado em julho deste ano junto de 40 empresas hortofrutícolas portuguesas da região do sudoeste alentejano, tendo-lhes sido colocadas onze questões entre elas qual a maior preocupação relativamente ao negócio da produção e como avaliavam a disponibilidade de recursos hídricos na sua área de produção , avança o Notícias ao Minuto.
Segundo o mesmo estudo, os agricultores estão preocupados com a insuficiência de recursos hídricos levando a que, alguns, por forma a mitigar futuros problemas, tenham implementado nas suas produções medidas estratégicas para pouparem água, nomeadamente a melhoria dos sistemas de rega.
Uma das questões abordadas foi uma possível dessalinizadora a instalar na região, um investimento que para mais de 90% é fundamental para a região.
Maioritariamente, os produtores defendem que é necessária uma estratégia nacional para gestão dos recursos hídricos, com especial foco na planificação de novas fontes de água.