A Associação Zero, através do projeto AtiveLAB: Laboratórios de Ativismo Ambiental, projeto financiado pelo Fundo Ambiental para empoderar e apoiar ideias de alunos de escolas secundárias em distritos do interior para tornarem as suas escolas e localidades mais sustentáveis, tem disponíveis para estes alunos bolsas no valor de 1.500 euros.
Assim, neste contexto, as escolas dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja poderão fazer a sua adesão e realizarem uma demonstração de interesse até ao próximo dia 20 de setembro de 2024.
Em comunicado, a Associação zero explica que nos laboratórios de cidadania, as escolas aderentes irão formar grupos informais de alunos interessados, que serão desafiados a exercer a sua cidadania ativa e a ativar o seu sentido comunitário como se estivessem no papel de uma associação ambiental.
Os alunos participantes , de acordo com a Zero, vão, não só, aprender a detectar oportunidades de ter impacto positivo nas suas comunidades, dando um foco local e prático a problemas globais e sistémicos, como também desenvolver trabalhos essenciais na defesa de causas, como por exemplo na influência de decisores e pessoas-chave, na comunicação e divulgação, na sensibilização, na recolha de apoiantes e na angariação de fundos.
O projeto é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do aviso “Educação Ambiental: e tem duração prevista até abril de 2025, com um valor total de 50 mil euros.